Programador ajudante e aprendiz da comunidade open source.

Meu Ambiente de Trabalho em 7 Itens

Dando continuidade ao meme dos 7 itens após ser convidado pelo Jeveaux, Makoto e Mendes resolvi enumerá-los, mesmo que sejam poucos mediante a quantidade de ferramentas e stuffs do dia a dia.

1. Pessoas


Giran Team

O essencial de qualquer ambiente de trabalho é você se dar bem com as pessoas ao seu redor. Aqui na Giran as pessoas são fantásticas, onde todos são amigos e confiáveis. Nesse 1 ano e meio posso dizer que a experiência que adquiri com essa equipe foi gigante. Cada um com uma skill e personalidade diferente que quando juntas formam o que somos hoje: uma equipe altamente capacitada, unida e muilti-diciplinar.

2. Mac


Macbook Pro 13''

Ainda me lembro da época da faculdade quando vi um camarada no intervalo das aulas em um Mac. Na hora falei: "modinha besta de playboy!". Eu usava Windows e não tinha notebook. Mas quando consegui o meu primeiro Dell, em meados da faculdade, instalei o Unbuntu - Gnome pelo amor de d-us - e ele foi meu sistema operacional prediléto por muito tempo.

Mas como eu teria de pagar minha língua, entrei na Giran e pra minha supresa todo mundo aqui também era #modinha. Um bando de "designers" que não usavam mouse e progravam somente no Eclipse. Logo pensei: "tô f*dido!". Me lembro de ter feito promessa de parar de usar mouse para me tornar um cara mais descolado (risos). E então tive minha primeira oportunidade de adquirir um Mac graças ao meu amigo Marcos Reggiane dono da Integro.

Hoje em dia não abro mão do Mac: 13" polegadas de pura elegância com um teclado sensacional, um trackpad que equivale por dois mouses, uma bateria para qualquer evento e um sistema operacional super estável. O novo Macbook Air que me aguarde! :P

3. Eclipse e Textmate

Eclipse IDE

A principal linguagem na qual trabalho é o Java e por mais que eu use o NetBeans para aplicações Desktop ainda sim o Eclipse é a IDE mais presente na minha vida.

Textmate

Além dos projetos Java também o uso para projetos JavaScript e para edição de layout como XHTML, CSS e afins.

O Textmate além de ser o meu Bloco de Notas do Mac é o meu editor prediléto para trabalhar com Ruby e Rails. E não vamos discutir sobre esse assunto para os trolls do Mendes e do Tagliati não me xingarem. :P

4. Git e Github

Git e Github

Creio que o Git já faça parte da vida da maioria dos desenvolvedores e na minha vida não poderia ser diferente, tanto na parte profissional quanto na pessoal. Hoje já não me vejo desenvolvendo sem o Git e o Github já virou minha rede social.
É raro um dia que eu não entre no Github para fazer os meus watchs, forks e aprender cada vez mais com outros projetos open source.

5. Scrum e XP

Scrum + XP

Tiramos proveito da combinação do Scrum e XP. Creio que fomos a primeira empresa a utilizá-las de fato aqui no Espírito Santo. Conseguimos ótimos resultados em pequenos e grandes projetos e a postura ágil não covarde junto a todas as outras técnicas buscando a constancia e qualidade dos projetos mudou o meu ver no desenvolvimento de software, já que eu era um PMBOKer de caixinha contruído na faculdade.

6. Gmail

Gmail

O Gmail é a home page e aba fixa do meu Fofox. Já tenho uma thread na minha cabeça que a cada 15min verifica a inbox e os vários labels que inclui listas de discussão, amigos, promoção, pessoal, spam, educativos e afins.

Além dos e-mails têm o Calendar para me manter atualizado dos meus compromissos e o Contacts que facilita a minha vida com a sinconização com o iPhone e o Address Book.

7. Bash

Bash (Terminal)

Sim, também sou dependente da telinha preta que para muitos é um monstro do guarda-roupa. Meu primeiro contato com essa telinha foi a muito tempo quando o meu amigo e técnico Elizeu ia lá em casa remover os vírus do K6 da minha mãe e ficava dando "dir" no Prompt do Windows para impressionar a todos e cobrar mais por isso. Maldito!

Hoje o vício do "git status", "irb", "load", ":x", ":q!", "ls -lah", "clear", e o mais evil que já virou até alias: "ps aux | grep tomcat" seguido de um "kill -9" me perseguem durante o desenvolvimento.

Passando a bola pra frente

Para continuar o meme quero convidar 7 amigos para escrever sobre seus respectivos ambiente de trabalho. Aqueles com asterísco no nome ainda não possuem blog, então aqui esta o meu incentivo, pois sei que são pessoas que têm muita experiência para compartilhar:

Henrique Imbertti* (@imbertti)
Klayson Bonatto* (@klayson)
Lucas Cavalcanti* (@lucascs)
Marcos Sousa (@marcos_sousa)
Natanel Pantoja (@natanaelpantoja)
Rafael Ponte (@rponte)
Thiago Montovaneli (@Tmontovaneli)

  1. Daniel Romero 8 Mar 2011 00:44

    Legal! Depois posta a lista com o link dos convidados.

  2. Natanael Pantoja 1 Fev 2011 20:47

    Grande wBotelhos, o post está sendo preparado. Preciso voltar a dar atenção ao meu querido blog. Aguarde amanhã ele estará pronto.

Em resposta:
(cancelar)
Formate seu código utilizando Markdown.