Programador ajudante e aprendiz da comunidade open source.

Retrospectiva Maré-Vix

Um pouco antes das 8:00h do dia 29 de Maio lá estávamos preparando tudo para um evento inesquecível, o Maré-Vix que ocorreu na CET-FAESA.


Maré Vix - Café da Manhã

Tudo começou muito bem e acompanhado de um coffe break especial, no qual o pessoal chegava e já abria um sorriso e logo em seguida a boca. A medida que o pessoal ia chegando, já víamos várias pessoas trocando cumprimentos, amigos de longe que se reencontravam, conhecidos virtuais se conhecendo pessoalmente etc.


Maré Vix - Apresentação

Às 9:00h rolou a abertura oficial pelo Denis Ferrari, que apresentou algumas pessoas da organização, entre eles o Gustavo Badke que ajudou bastante no evento, além de muitas outras, é claro.


Maré Vix - Guilherme Silveira - Um Produto em 2 Semanas

Por volta de 9:30h inicia a paléstra "Um produto em duas semanas" com o Guilherme Silveira, que foi recebido no aeroporto por Gabriel, Makoto e eu com uma carinhosa plaquinha escrito: "#Guigui Caelum". -

Guilherme com seu incrível e rápido jeito de falar deixou todos antenados, acordados e empolgados falando da melhor forma possível de entregar um produto ao cliente em pouco tempo, focando no que é importânte e essencial para o mesmo. Quem já o conhece deve saber que além de conhecimento, gargalhadas não falta em suas apresentações.

Conheci o Guilherme pessoalmente neste evento e constatei que o dom de falar e colocar o conteúdo dentro da cabeça de cada um é de família mesmo, né Paulo Silveira?


Maré Vix - Jeveaux - Negociações de Contratos de Projetos Ágeis

Logo em seguida por volta das 10:20h após alguns ajustes no ambiente, começa a paléstra "Negociação de Contratos de Projetos Ágeis" do Paulo Jeveaux que apresentou como manter um equilibrio entre colaboração e contratos com os cliente, seja o contrato de preço, tempo ou lucro fixo, contratos de escopo negociáveis e até contratos de escopo aberto, mostrando que metodologias ágeis é muito mais que pregar papéizinhos no quadro e programar em par, mas que também não existe bala de prata.


Maré Vix - Fabrício Matos - TDD e Zero Defeito

Depois de alguns sorteios de brindes, próximo às 11:30h Fabrício Matos começa falando de um assunto tão polêmico nos últimos tempo: "TDD e Zero Defeito", mostrando que TDD é o caminho da qualidade e devemos testar, sempre antes. Fabrício mostrou alguns bons exemplos de código de teste em C# e demonstrou estar bem aprofundado no assunto.


Maré Vix - Galera de Campos

Com isso, depois de mais alguns brindes, próximo às 12:30h era hora de almoçar e por ter muita gente no evento rolou várias trocas de informações para tentar sincronizar a galera, principalmente o pessoal de Campos - RJ, que foram guiados até o Shop Vitória por Gabriel, Makoto, Fancisco e eu.


Maré Vix - Denis Ferrari - Domain-Driven Design

Voltando do almoço por volta das 14:00h, lá já estava Denis Ferrari apresentando "Domain-Driven Design" e mostrando práticas, técnicas e princípios para resolver projetos de softwares de domínio complexo. Denis mostrou o que o DDD se propem a resolver, além de seus pré-requisitos e desafios para utilização.

Me surpreendi com a facilidade que o Denis tem de falar em público e sua motivação de ajudar no evento.


Maré Vix - Agilidade e Licitações

Às 15:00h o Renato Willi começa falando de "Agilidade e Licitações" e os desafios da adoção de metodologias ágeis no Governo. Willi mostra as armadilhas e cuidados a serem tomados nesse cenário, ainda mais com a lei 8.666/93 que transforma vários tipos de previsões de projeto como requisito, dificultando bastante a metodologia.


Maré Vix - Café da Tarde

Às 16:00 rolou outro coffe break para reanimar a galera e mais network.


Maré Vix - Guilherme Silveira - Deploy Contínuo

Um pouquinho mais tarde, às 16:30 começa a paléstra "extra" do Guilherme sobre "Deploy Contínuo", mostrando que integração contínua é bom, mas não basta e devemos buscar o one click deploy, agilizando a homologação e o feedback do cliente, evitando também o tão famoso "na minha máquina funciona". Além de tudo é verdade que "integrar depois de tanto tempo dói".

Era satisfatório assistir a paléstra do Guilherme, eu não sabia se ria ou batia palma.

Por fim, mais ou menos às 17:30h, houve mais sorteios, incluindo o PS2 e assim terminou a primeira edição do Maré-Vix.

Fiquei super feliz de ver tanta gente presente no evento, com pessoas viajando de longe para nos prestigiar...


Maré Vix - Público

Além de poder conhecer pessoalmente pessoas que respeitamos e admiramos...


Maré Vix - Guilherme Silveira


Maré Vix - Renato Willi e Fabrício Matos

Assim como estar sempre presente com os amigos...


Maré Vix - Amigos

No mais o que posso dizer a todos é um muito obrigado!


Maré Vix - Muito Obrigado!

Link das fotos:

http://www.flickr.com/photos/wbotelhos/sets/72157630770658510

  1. @nirthaky 7 Jun 2010 14:15

    relato muito legal do evento,
    parabens pela organização
    e colaboraçao!!!

  2. Willi 7 Jun 2010 14:07

    Muito legal o post, Washington!
    []'s!

  3. Marianna 7 Jun 2010 12:57

    Minha foto aê o//
    Pessoal de Campos ;)
    Ficou muito legal o relato, parabéns a todos pelo evento!!!

  4. Leo Hackin 7 Jun 2010 12:47

    Tem uma foto CaKeila ali ó!

  5. Jeveaux 3 Jun 2010 16:46

    Caramba, que relato super show. Mandou muito bem, Washington ;)

    Só esqueceu de falar da sua performance como cerimonialista hehehe

Em resposta:
(cancelar)
Formate seu código utilizando Markdown.